Economia Solidária RJ
O que é um Empreendimento de Economia Solidária (EES) ?
Empreendimentos de Economia Solidária são as diversas formas concretas de manifestação da Economia Solidária, ou seja, grupos de pessoas que produzem e comercializam seus produtos com base nos princípios da Economia Solidária. O princípio geral da autogestão é que “todos os que trabalham são donos do empreendimento e todos os que são donos trabalham no empreendimento. Os empreendimentos são a base do movimento de economia solidária. Aqui você vai encontrar uma lista dos empreendimentos existentes no Cadastro de Empreendimentos Econômicos Solidários (CADSOL) do Rio de Janeiro.
Os Empreendimentos Econômicos Solidários são aquelas organizações:
-
Coletivas (associações, cooperativas, empresas autogestionárias, grupos de produção, clubes de trocas etc.), cujos participantes são trabalhadores dos meios urbano e rural que exercem a autogestão das atividades e da alocação dos seus resultados.
-
Permanentes (não são práticas eventuais).
-
Que realizam atividades econômicas de produção de bens, prestação de serviços, fundos de crédito (cooperativas de crédito e os fundos rotativos populares), comercialização (compra, venda e troca de insumos, produtos e serviços) ou consumo solidário.
-
Singulares ou complexas. Ou seja, deverão ser consideradas as organizações de diferentes graus ou níveis, desde que cumpridas as características acima identificadas. As organizações econômicas complexas são as centrais de associação ou de cooperativas, complexos cooperativos, redes de empreendimentos e similares.
-
Que podem dispor ou não de registro legal, importando mais a existência real da organização.
-
Com administração coletiva e democrática. Todas as decisões mais importantes são tomadas em conjunto. Se dirigentes são necessários eles são eleitos pelos sócios e podem ter seu mandato revogado por eles, no caso do desempenho do dirigente for considerado não-aceitável por uma maioria dos membros.
Empreendimentos no CADSOL do Rio de Janeiro
O CADSOL é um cadastro criado pela Secretaria Nacional de Economia Solidária para dar reconhecimento público aos empreendimentos que praticam os princípios da economia solidária. Os empreendimentos se inscrevem por meio da internet e são avaliados por comissões locais (estaduais ou municipais), que dão o parecer pela aprovação do cadastro ou não. CLIQUE ABAIXO PARA BAIXAR O ARQUIVO DOS EMPREENDIMENTOS DO RJ QUE ESTÃO INSCRITOS NO CADSOL