Economia Solidária RJ
Outros sites da Economia Solidária no Brasil e no Rio
A Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária - SENAES tem o objetivo de viabilizar e coordenar atividades de apoio à Economia Solidária em todo o território nacional, visando à geração de trabalho e renda, à inclusão social e à promoção do desenvolvimento justo e solidário.
Economia Solidária — Ministério do Trabalho e Emprego (www.gov.br)
O Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) é um instrumento do movimento da Economia Solidária, um espaço de articulação e diálogo entre diversos atores e movimentos sociais pela construção da economia solidária como base fundamental de outro desenvolvimento socioeconômico para o Brasil.
Fórum de Economia Solidária de Petrópolis e Circuito Petrópolis de Economia Solidária
O Circuito Carioca de Feiras Orgânicas é uma parceria entre a Prefeitura do Rio de Janeiro e organizações que apoiam a agricultura orgânica, agroecológica e familiar. As feiras do circuito acontecem semanalmente em diversos bairros da cidade. No site abaixo, você encontra onde e quando elas acontecem.
A UNISOL Brasil (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários) é uma organização representativa, de âmbito nacional, democrática, cujos fundamentos são o compromisso com a defesa dos reais interesses da classe trabalhadora, a melhoria das condições de vida e de trabalho das pessoas, a eficiência econômica e o engajamento no processo de transformação da sociedade brasileira com base nos valores da democracia e da justiça social.
A União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) foi fundada em junho de 2005. A sede funciona em Brasília-DF e representa nacionalmente as cooperativas. O objetivo é ser um instrumento para os agricultores e agricultoras familiares, visando o desenvolvimento sustentável nas ações de apoio para os associados. A Unicafes é uma pessoa jurídica de direito privado e não possui fins econômicos.
O Portal do Consumo Responsável e o aplicativo Responsa são iniciativas do Instituto Kairós com a contribuição de várias organizações e movimentos como economia solidária, comércio justo, agroecologia, entre outros.
O Observatório Nacional da Economia Solidária e do Cooperativismo (ONESC) é um instrumento para produção de informações, estudos e análises orientados por problemas elaborados pelos atores sociais, estudiosos, conselheiros e gestores públicos da economia solidária no Brasil.
Socioeco é o website de recursos comum da economia social e solidária. Este site agrupa 5854 documentos, 1598 publicações e 1133 videos vinculados a 4804 autores e 895 organizações. Contem também 260 formações e 692 sites.
O Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) é um movimento social que há cerca de 16 anos vem organizando os catadores e catadoras de materiais recicláveis pelo Brasil afora. Buscamos a valorização de nossa categoria de catador que é um trabalhador e tem sua importância.
A Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária é uma articulação de gestores e gestoras de políticas de economia solidária de Prefeituras e Governos Estaduais, e existe para proporcionar intercâmbio, interlocução, interação, sistematização, proposição de políticas públicas governamentais e realização de projetos comuns para o fomento e desenvolvimento da economia solidária, buscando qualificar a proposição e ações desenvolvidas a partir dos órgãos de governo para este segmento.
O portal Solidário Notícias é um coletivo formado por jornalistas, editores, fotógrafos, cartunistas, vídeo makers, roteiristas, designers gráficos e de web, egressos de vários grandes órgãos de imprensa do Rio de Janeiro.