A Seção de Economia Solidária da Superintendência do Trabalho no RJ está fazendo um levantamento da
- Economia Solidária
- 29 de jan. de 2018
- 1 min de leitura
Sobre o Pronatec:
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, por meio da Lei 12.513/2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país.
O Pronatec busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.
De 2011 a 2014, por meio do Pronatec, foram realizadas mais de 8,1 milhões de matrículas, entre cursos técnicos e de qualificação profissional, em mais de 4.300 municípios. Em 2015, foram 1,3 milhão de matrículas.
Levantamento da demanda para os cursos:
A Seção de Economia Solidária da Superintendência do Trabalho no RJ está fazendo um levantamento da demanda de cursos do PRONATEC para as/os trabalhadoras/es da economia solidária. Não é garantido que teremos estes cursos, pois dependem de liberação de recursos do Ministério da Educação. Mas pela primeira vez o movimento de economia solidária do RJ vai poder opinar na lista de sugestão de cursos para o PRONATEC. Essa sugestão vai ser enviada via Ministério do Trabalho para o MEC, o que dá mais peso.

Há cursos na área do artesanato, resíduos sólidos, alimentação, turismo, cultura, eventos, entre outros. Os cursos mais votados serão encaminhados. Vale lembrar que, caso abram turmas, temos que nos esforçar para preenchermos as vagas, portanto evite votar em um curso que não pretenda fazer realmente. O formulário de levantamento pode ser acessado no link https://goo.gl/forms/UyOXd7ZNPLm5HvLk1 ou no site www.ecosolrj.wixsite.com/ecosolrj O preenchimento é simples e leva cerca de 5 minutos. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail ecosolrj@gmail.com