top of page
Buscar

4º Encontro Nacional de Agroecologia será realizado em Belo Horizonte

  • Foto do escritor: Economia Solidária
    Economia Solidária
  • 27 de abr. de 2018
  • 2 min de leitura

O que é o ENA?

O Encontro Nacionais de Agroecologia (ENA) é um espaço onde se realiza balanços e sínteses coletivas sobre os avanços e desafios do campo agroecológico brasileiro, esse encontro têm exercido papel determinante na afirmação política dos diversificados segmentos da sociedade identificados com a alternativa agroecológica que se constrói de forma descentralizada em todo Brasil.

Os encontros nacionais cumprem um papel muito importante de (i) permitir a troca de experiências em curso em todo o país, de forma que os aprendizados técnicos e metodológicos possam ser compartilhados; (ii) discutir os efeitos das políticas públicas para a agricultura familiar e para os povos indígenas e povos e comunidades tradicionais; e (iii) dar visibilidade pública à agenda política do movimento agroecológico junto aos governos e à sociedade.

Quando e onde será o próximo ENA?

Entre os dias 31 de maio e 3 de junho Belo Horizonte (MG) recebe o 4º Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), sob o lema “Agroecologia e Democracia Unindo Campo e Cidade”. Segundo a organização, “a expectativa é que o ENA reúna duas mil pessoas de todos os estados do Brasil”.

A programação do encontro prevê a realização de uma série de atividades, como a feira de sabores e saberes, apresentações culturais, mostra de cinema e debates públicos com momentos internos de aprofundamento de temas mobilizadores, em diálogo com organizações parceiras.

Na região metropolitana de Belo Horizonte, há experiências pioneiras de agricultura urbana que dialogam com o direito à cidade. Há, ainda, iniciativas inovadoras de movimentos e coletivos que propõem a ocupação dos espaços públicos e o envolvimento das juventudes em ações culturais e de defesa de direitos.

Alguns dos objetivos do encontros são trocar experiências, compartilhar aprendizados, discutir os efeitos das políticas públicas para a agricultura familiar e para os povos indígenas e povos e comunidades tradicionais e dar visibilidade pública à agenda política do movimento agroecológico junto aos governos e à sociedade.

Fonte: Ascom/Consea, com informações da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA)

 
 
 
Procurar por Tags
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black

Site mantido pelo Núcleo de Economia Popular e Solidária da Superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego no RJ e pelo Fórum Estadual de Economia Solidária do Rio de Janeiro (FEES-RJ)

Sugestões, coméntários, reclamações...

Obrigado! Mensagem enviada.

bottom of page