top of page
Buscar

INCUBAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS AVANÇA NO RJ

  • Foto do escritor: Economia Solidária
    Economia Solidária
  • 30 de abr. de 2018
  • 4 min de leitura

Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários avança no estado do Rio de Janeiro

No ano de 2017 foram cinco as incubadoras de empreendimentos econômicos solidários no estado que tiveram projetos selecionados para financiamento pelo CNPq, com recursos oriundos do orçamento da Subsecretaria de Economia Solidária (SENAES).

O período de vigência dos projetos varia em sua maior parte entre janeiro e dezembro de 2018. Com exceção da ITESS CEFET/RJ, que irá abrir um edital no segundo semestre de 2018, as incubadoras já selecionaram os empreendimentos para incubação.

Os projetos aprovados são de incubadoras das instituições UFRJ, IFRJ - Campus Realengo, IFF, UFF e CEFET/RJ e acontecem nas regiões Metropolitana, Norte Fluminense e Sul Fluminense.

Na última reunião mensal do Fórum de Cooperativismo Popular, a ITESS/CEFET-RJ e a ITCP/COPPE/UFRJ apresentaram seus projetos ao coletivo.

Abaixo você encontra mais informações sobre cada projeto.

PROJETOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO APROVADOS NO ÚLTIMO EDITAL DO PRONINC

ITCP/COPPE - UFRJ - Projeto de Inovação dos Processos de Gestão de Empreendimentos Populares

1. RESUMO DO PROJETO: Este projeto agrega pesquisa e extensão, por meio do acompanhamento de empreendimentos e avaliação de suas formas de gestão, analisando três aspectos: as pessoas que gerem os empreendimentos, a organização do próprio empreendimento e as possibilidades de inserção do empreendimento nas políticas públicas. “Será realizado um estudo qualitativo dos aspectos inerentes à gestão dos EES, desenvolvido de forma analítica e sistemática, de forma a construir conhecimento acerca dessa gestão a partir dos valores, representações e ações dos atores envolvidos. A implementação do estudo atingirá cerca de 100 beneficiários diretos e 400 indiretos.”

2. LOCALIDADE DE EXECUÇÃO: Duque de Caxias e Rio de Janeiro

3. PÚBLICO-ALVO: 06 EES selecionados dentre os empreendimentos de catadores de materiais recicláveis já assistidos pela ITCP/COPPE

4. Contato: Eliane Ribeiro Pereira (eliane@itcp.coppe.ufrj.br) e Gonçalo Dias Guimaraes (goncalo@itcp.coppe.ufrj.br) / http://www.itcp.coppe.ufrj.br/

ITCP - IFRJ (Campus Realengo) - Tecnologias sociais para o campo da geração de trabalho e renda: desenvolvimento tecnológico, rede de saúde mental e economia solidária

1. RESUMO DO PROJETO: Ampliar e diversificar as atividades de incubação da ITCP - campus Realengo/IFRJ, sistematizando novas tecnologias sociais para as áreas de reaproveitamento de resíduos alimentares e de produção artesanal a serem desenvolvidas junto a grupos de geração de trabalho e renda na saúde mental. Serão realizadas atividades nas áreas de produção culinária a partir de reaproveitamento de alimentos naturais, produção de arte carnavalesca e produção artesanal em argila.

2. LOCALIDADE DE EXECUÇÃO: Rio de Janeiro (Realengo)

3. PÚBLICO-ALVO: Usuários da rede pública de saúde mental, extensivo à comunidade do entorno de Realengo; 4 iniciativas, todas formadas por usuários e familiares vinculados aos serviços públicos de saúde mental do IFRJ (Campus Realengo)

4. Contato: Neli Maria Castro de Almeida – - neli.almeida@ifrj.edu.br

ITCP/IFF - Empreendimentos Solidários no Território Fortalecendo e Expandindo atuação nas regiões norte / noroeste fluminense e vale do Itabapoana

1. RESUMO DO PROJETO: O objetivo geral deste projeto é estimular e incrementar a Economia Solidária nas regiões de atuação da ITCP/IFF. Os objetivos específicos são:

a) Realizar atividades de educação econômica e administrativas focadas na economia solidária junto aos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) incubados;

b/c) realizar capacitação técnica de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) em EES voltados para a produção de alimentos artesanais;

d) desenvolver metodologia adaptada para capacitação técnica de BPF e POPs voltada para EES e elaborar lista de verificação de BPF específica para produção de alimentos artesanais em EES;

e) estabelecer prazo de vida útil para alimentos artesanais produzidos por EES;

f) Realizar evento de âmbito regional: Feira Regional de Economia Solidária e Agricultura Familiar;

g) Realizar evento de âmbito regional: I Seminário Regional sobre Economia Solidária;

h) Ampliar a atuação da ITCP/IFF na região através de atividade de pré-incubação;

i) Pesquisar e detectar possíveis alimentos tradicionais artesanais da região que possam ser enquadrados nas características de Indicação Geográfica.

2. LOCALIDADE DE EXECUÇÃO: Sede da ITCP/IFF: Bom Jesus do Itabapoana - localidades de execução do Projeto: Bom Jesus do Itabapoana, Quissamã e Apiacá (ES)

3. PÚBLICO-ALVO: grupos de mulheres em empreendimentos solidários, especialmente (mas não exclusivamente) na área de alimentos.

4. Contato: Paula Aparecida Martins Borges Bastos - incubadora@iff.edu.br / https://itcpiff.blogspot.com.br/

InTECSOL/UFF

1. RESUMO DO PROJETO: Consolidar o processo de incubação da InTECSOL, ampliando o escopo de sua atuação a partir da assessoria a redes de economia solidária, numa perspectiva desenvolvimento territorial, disseminando tecnologias sociais na interação com a comunidade e que esse processo represente efetivas soluções de transformação social. Elaboração conjunta de estratégias para viabilizar a autonomia, sustentabilidade econômica e articulação dos empreendimentos econômicos solidários.

2. LOCALIDADE DE EXECUÇÃO: Atuação Regional : Volta Redonda, Pinheiral, Barra do Piraí,Barra Mansa e Quatis.

3. PÚBLICO-ALVO: 05 EES: Rede de catadores de materiais recicláveis, cooperativa de catadores, grupos de artesãos e de produção de alimentos e prestação de serviço de alimentação em eventos

4. Contato: Diretor do ICHS Prof. Marcelo Gonçalves do Amaral e Coordenador da InTECSOL Prof. Luís Henrique Abegão (lhabegao@id.uff.br)

ITESS CEFET/RJ - DESENVOLVIMENTO E FORTALECIMENTO DOS EMPREENDIMENTOS DA ECOSOL NO RIO DE JANEIRO

1. RESUMO DO PROJETO: Apoiar a criação de infraestrutura de produção dos empreendimentos da ECOSOL no Município do Rio de Janeiro, apoiar e estruturar o novo núcleo da ITESS no CEFET/RJ campus Valença e fortalecer a ECOSOL no meio acadêmico e as atividades dos EESs incubados na ITESS e participantes do Fórum Municipal da ECOSOL.

2. LOCALIDADE DE EXECUÇÃO: Rio de Janeiro e Valença

3. PÚBLICO-ALVO: Empreendimentos já incubados (AGROPRATA) e empreendimentos econômicos solidários do Rio de Janeiro e de Valença (para este município na área de Turismo de Base Comunitária), a serem selecionados

4. ESTÁ ABERTO A INSCRIÇÕES: Irá abrir um edital no segundo semestre de 2018 e deve fazer cursos de extensão abertos

5. Contato: Inessa Laura Salomão (Coordenadora do Projeto) e Vinicius Van Doelinger (Coordenador da Incubadora ITESS) - itess.cefet.rj@gmail.com / vinicius.doellinger@cefet-rj.br http://www.cefet-rj.br/index.php/incubadora-tecnologica-de-empreendimentos-solidarios-sustentaveis-itess

 
 
 
Procurar por Tags
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black

Site mantido pelo Núcleo de Economia Popular e Solidária da Superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego no RJ e pelo Fórum Estadual de Economia Solidária do Rio de Janeiro (FEES-RJ)

Sugestões, coméntários, reclamações...

Obrigado! Mensagem enviada.

bottom of page