top of page

II Fórum de Comércio Justo entre União Europeia e Brasil

O II Fórum do Comércio Justo e Solidário, promovido pela União Europeia, foi realizado nesta quinta-feira (6), em Recife.

O evento teve por objetivo conscientizar, trocar experiências e identificar novas oportunidades de negócios entre a União Europeia e o Brasil para facilitar o comércio de produtos justos e éticos, assim como apresentar os resultados do estudo “Comércio justo e ético entre a UE e o Brasil”.


O comércio justo é composto por relações de comércio baseadas no diálogo, na transparência e no respeito, com mecanismos que garantem que a transação seja boa para produtores, comerciantes e consumidores, sem exploração. Contribui ao desenvolvimento sustentável oferecendo melhores condições comerciais e assegurando o direito dos pequenos produtores e trabalhadores marginalizados. Deste conceito deriva o Comércio Justo e Solidário, conceito construído no Brasil que agrega o comércio justo e a economia solidária.




Ao propor o encontro, a União Europeia se aprofundou na identificação e divulgação de melhores práticas e oportunidades oferecidas pelo setor do Comércio Justo e Ético, através da junção num só espaço dos atores principais neste setor, como as instituições governamentais, produtores, exportadores, importadores, associações e organizações de consumidores e da sociedade civil.


A demanda por produtos de comércio justo e ético dentro da União Europeia faz com que este seja o maior mercado no mundo destas mercadorias. Estudos recentes revelam que dois terços das compras mundiais destes produtos ocorrem dentro do espaço europeu e que quase 40% dos consumidores europeus estão dispostos a pagar mais por um produto cuja produção ajude os países em desenvolvimento, preserve o meio ambiente e respeite as condições sociais dos produtores.


Com esta ação a União Europeia pretende aproximar os produtores brasileiros ao mercado europeu a fim de diversificar e acrescentar a oferta brasileira e o volume de comércio justo em geral. O estudo "Comércio justo e ético entre a UE e o Brasil", cujas conclusões foram apresentadas no evento, poderá servir de base para identificar novas possibilidades neste setor em termos de produtos e canais de comercialização.


Fontes:

bottom of page