Coletivo Stand UPET trabalha educação ambiental através de palestras, oficinas e remadas
- Economia Solidária
- 17 de dez. de 2018
- 2 min de leitura

O Projeto Stand UPET foi criado inicialmente por alunos de Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) durante a greve do início de 2017 como ato de resistência frente ao sucateamento da Universidade.
De onde a ideia surgiu ? O projeto “Stand UPET” nasceu no início de 2017, momento em que a Universidade do Estado do Rio de Janeiro se encontrava na sua pior crise financeira da história e que se reflete até hoje. Inspirados no Projeto Eco Garopaba (SC), e vídeos na internet, os jovens aprenderam o modelo base para criar suas próprias pranchas, adaptadas à realidade carioca e aperfeiçoando a técnica a cada nova prancha construída.
O coletivo tem como base a confecção de pranchas de Stand UP a partir da reutilização de garrafas PET, a qual usam como ferramenta de educação ambiental através de palestras, oficinas e remadas. A Stand UPET pode ser aproveitada para diferentes atividades como em auxílio ao pescador artesanal; aluguel para turismo; esporte; locomoção; e lazer, ao mesmo tempo que reutiliza um material muitas vezes mal descartado.
Através do exemplo da prancha de Stand Up feita com garrafas PET, a meta é introduzir a discussão e prática da redução, reutilização e reciclagem, da criatividade, do trabalho em equipe, do esporte integrado à natureza, do empoderamento civil, do sentimento de pertencimento ao meio, da interação com outras culturas e do incentivo às ideias que protejam os bens comuns, numa busca do enredamento de iniciativas sustentáveis para catálise cada vez maior de pessoas ativas nas causas sócio-ambientais em geral.

CONTATOS ➢ standupet@gmail.com ➢ www.facebook.com/standupet ➢ instagram.com/standupet
Reportagens sobre o Projeto Stand uPET: