Saiba tudo sobre as conferências de economia solidária
O Conselho Nacional de Economia Solidária (CNES) convocou a 4ª Conferência Nacional de Economia Solidária, que será realizada entre os dias 10 e 13 de abril de 2025, em Brasília, quando devem participar mais de 1.500 pessoas. Mas antes da conferência nacional, os estados e os municípios devem realizar as suas conferências. A Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (SENAES), em parceria com o CNES, elaborou o Caderno de Orientações Metodológicas (disponível abaixo), onde define o processo de organização e realização das conferências. A Comissão Organizadora da 4ª Conferência Estadual de Economia Popular e Solidária do Rio de Janeiro também preparou um Guia de Orientações, voltado para as comissões locais que irão organizar as conferências municipais e intermunicipais.
A SENAES também criou um site para a 4ª CONAES, que pode ser acessado em: 4° CONAES — Ministério do Trabalho e Emprego (www.gov.br)
PRAZOS
O prazo de convocação das conferências é até 15 de julho de 2024. O prazo para realização das conferências municipais ou intermunicipais é até 30 de setembro de 2024. A etapa estadual do Rio de Janeiro deverá acontecer nos dias 26 e 27 de novembro de 2024.
ATENÇÃO: As comissões organizadoras locais devem preencher o formulário informando a intenção de realizar suas conferências para a Comissão Organizadora Estadual. O formulário está neste link: https://forms.gle/3sgHJQpgq6R3p5SA7
DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA
MODELOS DE IDENTIDADE VISUAL: https://drive.google.com/drive/folders/1MXTLO8qT4xgLxKy2Rw4V6TbRpNxdVIRe
Como será?
Assim como nas edições anteriores, as conferências locais e estaduais elegem as delegadas e os delegados para a nacional. As conferências temáticas e livres visam aprofundar debates e fazer propostas temáticas, que poderão ser incorporadas ao Plano Nacional de Economia Popular e Solidária, mas não elegem delegados/as para a etapa nacional.
As conferências locais poderão ter abrangência municipal ou intermunicipal. As municipais são aquelas realizadas no âmbito do município, seja no meio rural ou urbano e as Intermunicipais envolvem mais de um município dentro do mesmo estado.
Compete à Conferência Local debater e elaborar propostas para a política pública de economia popular e solidária, em âmbito municipal, intermunicipal, estadual e nacional e eleger delegados e delegadas que participarão da Conferência Estadual.
As conferências locais terão entre 8 e 16 horas de duração, podendo ser realizadas de modo híbrido (remoto + presencial), desde que sejam garantidas, pelo menos, 4 horas de reunião presencial.
A Conferência Estadual acontecerá após as conferências locais. As estaduais devem debater e deliberar sobre as propostas recebidas das conferências locais e outras que forem elaboradas na etapa estadual a fim de subsidiar a elaboração de Planos Estaduais de Economia Popular e Solidária e eleger delegadas e delegados que participarão da Conferência Nacional.
Comments